domingo, 12 de fevereiro de 2012

Ponto Cruz - Técnicas Artesanais - 16º Desafio BU

PONTO CRUZ...


Ponto cruz é um trabalho fácil e que requer pouca habilidade com agulha e linha para aprender. Pode-se usar qualquer livro de ponto cruz (nacional ou importado). Os gráficos que auxiliam na execução do trabalho possuem um símbolo para cada cor de linha. É necessário que se tenha à mão, linha, agulha e tecido de trama simétrica. Recomenda-se iniciar por um projeto pequeno.

SOBRE OS GRÁFICOS: Cada quadrado do gráfico representa um espaço onde poderá ser feito um ponto de cruz. O símbolo mostrado no quadrado especifica a cor a ser usada e é mostrado na lista de símbolos de cores. Os fabricantes usam números para representar as cores. Elas são universalmente iguais, por isso, o resultado será perfeito. 

SOBRE OS TECIDOS: Nós temos "etamine", "cânhamo" e "linho" para ponto cruz. Por definição, estes tecidos são feitos com a mesma quantidade de fios na horizontal e na vertical . O ponto cruz é feito na intercessão dos fios. Pelo fato de o número de fios em cada direção ser igual, cada ponto de cruz será do mesmo tamanho e, perfeitamente quadrado (exceto no "linho"). 
 
SOBRE OS FIOS: O mais popular de todos os fios para ponto de cruz é a linha de algodão com seis fios, mundialmente conhecida como mouliné. Ela pode ser dividida em um, dois ou mais fios ao mesmo tempo. A maioria dos gráficos traz listadas as referências de meadas Anchor e DMC. 

SOBRE AS AGULHAS: Agulhas pequenas, sem ponta, para tapeçaria, tamanhos 22, 24 e 26 são usadas para bordar. Quanto maior for o número, menor será a agulha. Use um tamanho de agulha que lhe facilite a colocação dos fios solicitados. Não utilize uma agulha grande para uma trama pequena, o que pode prejudicar a própria trama do tecido. A agulha com a linha precisa deslizar perfeitamente pela trama do tecido. Para se ter um trabalho confortável, sugere-se de usar a linha com 50cm de comprimento.

  •  A ORIGEM DO PONTO CRUZ
Os registros históricos do ponto cruz coincidem com o nascimento da era cristã: 2001 anos. O ponto, porém, é muito mais antigo - remonta à pré-história. No tempo em que os homens moravam em cavernas, o ponto cruz servia para costurar as vestimentas, feitas de pele de animal. Usavam agulhas de osso e no lugar de linhas, tripa de animais ou fibras vegetais. Fragmentos de linho datados de 5000 a.C., retirados de túmulos egípcios em escavações arqueológicas, revelaram que o ponto cruz era usado para cerzir peças de tecido.

Na antiguidade, os romanos descreviam o bordado como "a pintura com agulha", mas foram os babilônicos que batizaram a técnica.

Existem controvérsias sobre a origem do ponto cruz, da forma como é utilizado hoje. Mas há quem acredite que ele tenha surgido na China, sendo levado para a Europa pelas antigas rotas comerciais, mais precisamente a "rota da Seda".

Na Europa Ocidental, desde a Idade Média o ponto cruz marca presença na decoração de casas e igrejas e nas roupas, como símbolo de riqueza.

Na Europa Medieval, quase todas as culturas empregaram algum tipo de ponto cruz para enfeitar, principalmente, as roupas dos nobres. O bordado refletia pensamentos, idéias e religião de uma época, variando em cores e estilos, conforme a região.

Foi em meio a uma "epidemia" de ponto cruz, feito por pessoas das mais diversas posições sociais, no século XVIII, que surgiram os mostruários: uma forma de facilitar a escolha dos motivos e das cores. Com fileiras de letras e números ou versículos religiosos, desemprenhou papel importante na alfabetização de crianças e adolescentes.

O ponto cruz chega até os nossos dias superatualizado. para atender às necessidades e ao gosto da mulher moderna, que dá preferência aos motivos fáceis e rápidos para decorar a casa, enfeitar roupas e presentear. (Texto retirado da revista Ponto Cruz Manequim nº 58) 

(Fonte: artesanato na rede ).

  • PASSO A PASSO DE PONTO CRUZ
Clique na imagem para ampliar


Sugestões de sites:


Trago pra vocês a sugestão de um vídeo do youtube em português que se chama
"Introdução ao Ponto Cruz". 
Clique aqui e confira.


  • ALGUNS DOS MEUS TRABALHOS.
    E um gráfico pra vocês.
    Espero que tenham gostado.
Beijinh♥!


11 comentários:

  1. Oi amiga querida!
    Parabéns pela MARAVILHOSA postagem!
    Adorei!!!

    Obrigada por participar de nosso desafio!

    Espero que você esteja bem de saúde!
    Uma chuva de bençãos para você!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  2. Olá querida quantos detalhes ricos em sua postagem. Parabéns. !! Super bjs , Elo

    ResponderExcluir
  3. Amei sua postagem!Parabéns!Eu adoro fazer ponto cruz!Faz tempo que eu não faço,porque tenho me dedicado a pintura em pano de pratos.Feliz semana minha querida!Bjs da Lada

    ResponderExcluir
  4. Olá minha amiga Quel, adorei saber um pouco da história do ponto cruz, aprecio muito essa arte, tenho uma amiga que faz isso muito bem, até já encomendei 3 toalhinhas nela que ficaram lindas!
    Mas eu mesma não tenho curiosidade de aprender, pois tem que ter muita paciência pra ficar contando quadradinhos e eu não tenho não, rsrsrs...
    Bjinhos...

    ResponderExcluir
  5. oI Raquel boa noite .....ví seu comentário em outro blog ....passei pra conhecer seu lindo cantinho......que adoravél ....Eu adorei!!!!!!!!!
    por isso já estou seguindo só pra poder ver sempre suas novidades ......ficarei muito feliz se vc também me seguir !!!!!!!!!!!!
    http://artesusu2010.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá, passei pra retribuir sua doce visita. Amei td por aqui. Desejo a vc uma semana maravilhosa. MEDITE:
    "Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos observem os meus caminhos." Provérbios. 23:26"

    ResponderExcluir
  7. Amiga que post mais legal e o gráfico da guriazinha bordando que doce!

    Amo bordar gráficos grandes!

    Muito obrigada pela visitinha! Logo, logo postarei a fotinha do vestidinho que fiz hoje.

    Beijinhos,
    Nanny

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Quel, tenho um selinho pra vc lá no meu blog, passe lá pra pegar ok?
    Uma bela semana, bjs

    ResponderExcluir
  9. Que linda postagem, o ponto cruz realmente é uma delicia fazer gosto de fazer para relaxar.

    ResponderExcluir

Seu comentário me deixa muito feliz!!!
Beijinh♥ pra você!