quinta-feira, 24 de maio de 2012

Dicas para Conservação de Bordados



Bom Dia amores....
Pesquisando pela net, achei umas dicas bem legais para conservarmos nossos bordados, para que eles permaneçam lindos por muito tempo.
Afinal é um trabalho delicado e minuncioso, merece todo nosso carinho para conservá-lo, não é mesmo?
[Marileny 2-16.jpg]

Essas dicas foram retiradas do Site Sonho Lilás. Todos os créditos pertencem a este site.

Antes de iniciar um trabalho procure lavar bem as mãos, bem como todas as vezes que estiverem suadas, isto evitará que a gordura natural do calor das mãos manche o tecido. Para que o bordado fique bem feito, principalmente em tecidos mais finos, uma boa dica é fazer uso de um coador (filtro) de papel. É só colocar o filtro no avesso do tecido, alinhavar (ou prender com uma fita adesiva) para não sair do lugar e bordar normalmente. Assim que terminar o bordado, você retira o filtro com cuidado e pronto, seu bordado estará perfeito!
Quando seu trabalho estiver totalmente pronto procure lavá-lo em água fria com sabão neutro e não torça, caso haja manchas localizadas use uma “beirada” do próprio étamine para dar uma esfregadinha no local. Use uma toalha seca para absorver o excesso de água, e ainda úmido leve-o para passar. Passe a ferro sempre pelo avesso e use um produto para engomar.
Depois do ato de passar e antes de guardar, deixe seu bordado secar e arejar. Se você tiver que guardá-lo, principalmente quando são trabalhos grandes, evite usar invólucros de plástico, mas se isto se fizer necessário, vigie-o e abra-o constantemente, para evitar aborrecimentos e perda do trabalho, com o aparecimento de mofo.
Com esses cuidados você manterá seus bordados lindos e conservados por muito mais tempo!
Mais tarde volto com novidades.
Beij♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário me deixa muito feliz!!!
Beijinh♥ pra você!