terça-feira, 16 de abril de 2013

Preço de custo e venda: Saiba como calcular

Boa tarde amigas seguidoras do meu cantinho, hoje explorando algumas revistas encontrei algo que me chamou bastante a a atenção e acredito que seja útil pra todas nós.
Uma das grandes dificuldades dos artesãos é estipular os preços de custo e venda das peças produzidas, por isso trago essa matéria escrita por Gisele Bonaroski publicada na Coleção Arte & Criação da Editora Escala, que nos dá uma força e explica como encarar este desafio de uma maneira prática e simples.
O legal do artesanato é a identificação com a técnica escolhida, gerando confiança e, consequentemente, qualidade no produto. Muitos o transformam em fonte de renda, porém, calcular o preço de custo e venda é um grande ponto de interrogação para os artesãos.
Segundo o consultor do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e pequenas Empresas) de São Paulo, Luis Alberto F. Lobrigatti, não existem regras definidas e sim alguns itens importantes para chegar ao cálculo justo. "Uma série de fatores são levados em consideração na hora de computar os gastos, mas, o artesão precisa valorizar também o seu trabalho e criatividade".

NÃO É TÃO FÁCIL ASSIM
Não ter uma regra pra se calcular os valores, não impede de você encontrar caminhos para identificá-los. Para começar, a dica é simples: avalie todos os gastos com a matéria-prima empregada em cada peça e a anote-as organizadamente.
Outro ponto Interessante e pouco conhecido é em relação às despesas do local onde as tarefas são executadas: se você usa a própria casa, leve em consideração água, luz, telefone, entre outras despesas. Para saber o valor compare as contas dos tempos anteriores com os de agora, tire uma média e dissolva-a em cada peça. Todas as despesas de transporte na compra dos materiais, assim como propaganda, exposições em feira, embalagens e afins.

FINAL FELIZ
Agora que você já sabe quanto gasta para fazer uma peça, é a vez de levar em conta o seu trabalho. O tempo é um dos ingredientes para completar a receita, para isso, procure saber a quantidade de horas dedicadas por peça para estipular o custo final. Isso implica em agregar seriedade e valor ao próprio trabalho.
"Determinar valores do artista é um universo amplo, pois cada um define o quanto merece pelo seu empenho e esforço", explica Lobrigatti.
Por conta dessa subjetividade, o consultor acredita não haver regras específicas na elaboração dos preços. "É nessa hora que o artesão precisa entender o mercado e, acima de tudo, a importância do seu trabalho. É necessário descobrir o quanto quer lucrar com a a tividade para estipular os valores de venda e isso depende de cada pessoa, de cada trabalho. Para não errar, o artesão precisa organizar suas contas, registrar todas as informações e fazer prevalecer o bom-senso - inevitável para conseguir bons resultados."

Serviço:
SEBRAE
site: www.sebrae.com.br
Tel.: 08000-7280202
Espero que gostem
Beijinh♥


10 comentários:

  1. OI amiga vim conferir as dicas , mas tenho muito problema em calcular e sempre saio perdendo kkkkkk ,mas melhor ganhar pouco do que nada , mas vou aprender direitinho ,pois se nos não valorizamos nosso trabalho quem vai ? não é mesmo , bjinhos querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkk eu também Tati, fiz isso essa semana, cobrei uma merreca por uma capa de almofada de patchwork, até meu filho brigou comigo.
      Bjs

      Excluir
  2. ACHO MUITO DIFICIL CALCULAR, MAS ESTOU APRENDENDO, AMEI AS DICAS
    O IMPORTANTE É NINGUEM SAIR PERDENDO NEH

    UMA LINDA SEMANA PRA VOCÊ
    CLIQUE AQUI E VENHA VER MEU POST DE HOJE, FICAREI FELIZ COM SEU COMENTÁRIO
    BJUS
    LIH

    ResponderExcluir
  3. Adorei a dica.Eu calculo e anoto tudo que faço e gasto nos meus produtos.Temos que valorizar o nosso trabalho sempre.
    Obrigada por compartilhar.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Oi esse post é bem interessante mesmo, porque muitas vezes as pessoas nao tem a menor nossão do qto cobrar, e assim pode ter um parametro,,, otima dica obrigada por compartilhar com a gente, viu? bjo claudia

    ResponderExcluir
  5. Hum... que dúvida cruel, rs... É sempre assim para se calcular o preço de cada peça.
    Gostei do post. Eu li também que a cada hora dispensada para se fazer a peça( de um artesão inicial) pode-se cobrar 10 reais. Conforme o artesão vai se especializando... cobrará mais as suas horas de trabalho. E o custo (X) com os materiais etc, multiplica-se por 2. Então ficará assim: X + X + 10 vezes horas gastas = preço.

    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei muito das dicas Raquel, mais mesmo sabendo calcular é tão difícil, quando você fala o preço do seu trabalho as pessoas olham pra você boquiabertos, eu acabo ficando triste, eles gostam do seu trabalho, acham lindo mais não valorizam.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Muito boa postagem. Adorei os esclarecimentos.
    Abraço.
    Elda.
    http://artedaelda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. DICAS SUPER ESPECIAIS, COLEGA RAQUEL!
    GOSTEI DE LER! ;)
    TENHA UMA ÓTIMA QUARTA, MOÇA!

    ResponderExcluir

Seu comentário me deixa muito feliz!!!
Beijinh♥ pra você!