sexta-feira, 20 de abril de 2012

Desafio Blogueiras Unidas - Dia Nacional da Literatura Infantil


Este é o mais novo desafio do BU + Lucas Artes Digital e estou chegando com minha participação.

 A Proposta deste desafio é fazer uma homenagem a um dos mais espetaculares autores brasileiros, nada mais, nada menos do que Monteiro Lobato.
Nome: José Bento Renato Monteiro Lobato
Nascimento: 18/04/1882 - Taubaté - Brasil
Falecimento: 04/07/1948 - 66 anos - SP - Brasil
Ocupação: Escritor
Nascionalidade: Brasileiro


Este notável escritor é bastante conhecido entre as crianças, pois se dedicou a um estilo de escrita com linguagem simples onde realidade e fantasia estão lado a lado. Pode-se dizer que ele foi o precursor da literatura infantil no Brasil.
Suas personagens mais conhecidas são: Emília, uma boneca de pano com sentimento e idéias independentes; Pedrinho, personagem que o autor se identifica quando criança; Visconde de Sabugosa, a sabia espiga de milho que tem atitudes de adulto, Cuca, vilã que aterroriza a todos do sítio, Saci Pererê e outras personagens que fazem parte da inesquecível obra: O Sítio do Pica-Pau Amarelo, que até hoje encanta muitas crianças e adultos.
 Escreveu ainda outras incríveis obras infantis, como: A Menina do Nariz Arrebitado, O Saci, Fábulas do Marquês de Rabicó, Aventuras do Príncipe, Noivado de Narizinho, O Pó de Pirlimpimpim, Reinações de Narizinho, As Caçadas de Pedrinho, Emília no País da Gramática, Memórias da Emília, O Poço do Visconde, O Pica-Pau Amarelo e A Chave do Tamanho.
Fora os livros infantis, este escritor brasileiro escreveu outras obras literárias, tais como: O Choque das Raças, Urupês, A Barca de Gleyre e o Escândalo do Petróleo. Neste último livro, demonstra todo seu nacionalismo, posicionando-se totalmente favorável a exploração do petróleo apenas por empresas brasileiras.

O dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.
 
 Emília e a minha personagem preferida das histórias de Monteiro Lobato, quando menininha, eu naõ perdia um dos episódios do Sítio do Pica-pau Amarelo. 
Que época boa, dos sonhos, da fantasia, de ver só as coisas boas do mundo. Saudades do tempo de Infância!

Mas não fugindo do foco do Blog, vamos nos deliciar com algumas fofuras.

  • Para as amantes dos paninhos e de costura:

  •  Para as amantes de Ponto Cruz:
  •  Para as amantes das Pinturas:
Todas imagens retiradas da net, se alguma pertence a você entre em contato para eu dar os devidos créditos.
 E aí gostaram?

 Beij♥

3 comentários:

  1. Olá querida, vim conferir a sua postagem, e amei..Fiquei surpresa pela escolha da Emília, achei que fosse ser a Narizinho!!

    Sabe amiga, esta sua postagem não atualizou para mim na lista dos blogs.Vim conferir pois vi o seu comentário com o link no blog da querida Siglea, então se por acaso eu demorar para visitá-la saiba que é pela demora nas atualizações!!

    Super bjs

    ResponderExcluir
  2. Raquel, que lindo post com o Lobato e a Emília! Você sabia que ele criou a boneca de pano para dizer por ele as coisas que ele não tinha coragem? Boa escolha a sua, pois a Emília é uma espécie de alter-ego do Monteiro Lobato!
    Adorei a boneca com as pernas cruzadas... rs. Aliás, amo bonecas de todo jeito.
    Semana linda e abençoada pra vc!
    Abraço da
    Jussara (a do minasdemim)

    ResponderExcluir
  3. Raquel que lindo post...neste não participei...mas estou amando visitar e ler um pouquinho sobre este desafio parabéns!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário me deixa muito feliz!!!
Beijinh♥ pra você!